top of page

4 Lições que podemos aprender com a história de Raabe




A história de Raabe está registrada no Antigo Testamento no livro de Josué (2:1-22; 6:17-25).

Naquela época os hebreus (também chamados de israelitas, judeus) não tinham terra, pois haviam acabado de sair do Egito onde estavam trabalhando como escravos. E Canaã era a Terra Prometida deles, a terra que Deus prometeu àquela nação (Gênesis 12). Mas haviam outros povos em Canaã e por isso Josué enviou dois espias até lá para conhecerem a terra que iriam conquistar. A primeira lição nós aprendemos aqui:


1. ANTES DE RECEBER A PROMESSA, DEUS SEMPRE NOS PREPARA PARA ELA


Assim como não podemos pegar um carro sem saber dirigir e temos que aprender antes, para sermos habilitados e depois sim, dirigir dentro da lei, também não podemos receber uma promessa sem estarmos preparados. Seja lá qual for a promessa que Deus te fez (casamento, filhos, emprego, dons...) Ele só te entregará depois que você passar pelo tempo de preparo. Porque se Ele te entregar antes, você pode não valorizar, perder, não saber lidar com aquilo ou até mesmo se deslumbrar tanto que se afastará de Deus. E é nesse tempo de preparo que você vai aprender a lidar com os problemas que enfrentará depois que receber a promessa, Deus te fará amadurecer e te ensinará muitas coisas. Nesse tempo você vai aprender a ser totalmente dependente de Deus e descobrirá o valor que essa promessa tem, pois só quem passou pelo deserto sabe o valor de uma gota d’água.



Imagem: Pixabay

Chegando em Jericó, encontraram abrigo na casa de Raabe, uma prostituta. A casa dela ficava sobre os muros de Jericó. Aqui aprendemos mais uma lição:


2. NÃO PODEMOS FICAR EM CIMA DO MURO


De forma simbólica, Raabe, que vivia uma vida de prostituição e que não agradava nem um pouco a Deus, decidiu sair de cima do muro e ficar do lado de Deus. Mesmo vivendo uma vida de pecado, ela estava com seu coração prostrado diante do Senhor e foi a partir daí que decidiu pertencer àquele povo. E foi através da decisão dela e da atitude de ajudar o povo de Deus, que a vida dela e de sua família foi poupada. E da mesma forma, nós precisamos nos posicionar em fé diante de Deus. Não podemos ser mornos, ficar entre dois pensamentos ou parados, esperando as coisas acontecerem. Precisamos lutar, sair do nosso comodismo, conforto e tomar uma atitude em direção à nossa promessa. Conforme o tempo vai passando e não recebemos aquilo que Deus nos prometeu, nossa fé vai se esfriando, a própria Palavra diz isso:


“A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida. ” (Provérbios 13:12)

Mas é através da nossa fé que vamos vencendo esse desânimo. O desânimo é como o vento que vai apagando a chama de uma vela, da mesma forma, ele vai apagando a nossa fé. E a Palavra é como as mãos suaves de Deus que protegem aquela chama para que ela permaneça acesa. (Mariana Doretto)


Então, quando sua fé se esfriar ou achar que não tem mais tempo para mudar, lembre-se da história de Raabe, nunca é tarde para tomar uma atitude que irá mudar sua vida! Raabe teve a atitude de ajudar os espias, protegê-los em sua casa e também de rogar para que fizessem o mesmo por ela e sua família, que poupassem suas vidas quando fossem conquistar aquela terra, pois todos estavam tomados pelo medo, visto tudo o que o Senhor já havia feito pelos hebreus. Porém, os espias deixaram claro que se ela os entregasse, o acordo entre eles seria desfeito e que no momento em que tomassem aquela terra, ela e sua família deveriam estar todos dentro daquela casa. E a terceira lição que podemos tirar dessa história está aqui:


3. DEUS NOS FAZ A PROMESSA, MAS SE VAMOS RECEBER OU NÃO, DEPENDE DE NÓS



Assim como muitos acham que depois de aceitarem Jesus e serem batizados estão salvos, muitos também imaginam que se temos uma promessa, não importa o que a gente faça, nós vamos receber. A verdade é que não é bem assim! Tanto para ser salvo quanto para receber a promessa, precisamos nos manter firmes no caminho em direção a elas. A regra é clara; temos o livre-arbítrio e podemos escolher se fazemos ou não a vontade de Deus, assim como encontramos esta orientação em Deuteronômio 30:19:


“Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos.”

Ele nos faz a promessa, nos mostra o caminho e nos ajuda a chegar até lá. Mas se escolhermos desviar, pegar um atalho ou ir por qualquer outro caminho que não seja direcionado por Deus, obviamente não alcançaremos a promessa e o nosso destino será outro.




E por último, a quarta lição que podemos tirar disso tudo é que:


4. A OBEDIÊNCIA É O CAMINHO QUE NOS FARÁ ALCANÇAR A PROMESSA


Vimos que, para que Raabe fosse salva, deveria ser fiel ao juramento que havia feito aos espias diante de Deus. E assim também é com a gente, para que possamos alcançar a promessa, devemos seguir o caminho da obediência. Ser obediente a Deus é muito mais do que receber ordens e segui-las. É você meditar em sua Palavra dia e noite, se esforçar todos os dias para fazer aquilo que ela nos ensina e sempre caminhar debaixo da direção de Deus. É entregar a sua vida totalmente a Ele e confiar que Ele é soberano e que seus pensamentos vão muito além do que os nossos. Saber que nosso Criador é o dono de todas as respostas que procuramos! A desobediência nos faz pegar atalhos e seguir caminhos contrários que podem mudar o nosso destino e nos levar a um futuro incerto, assim como aconteceu com Lúcifer, mas a obediência nos faz seguir por um caminho de paz com a certeza do destino que iremos encontrar!


350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page